Cartões de visita – Um Parque de Diversões Interativo
das Relações entre Música e Imagem
Esta página contém uma descrição do cd-rom interativo que propõe uma exploração das relações entre música e imagem.
(Obs: Este cd-rom foi desenvolvido apenas em inglês)
CD-ROM INTERATIVO:
Partindo da trilha composta para o filme de animação experimental "Calling Cards", de Steve Subotnick – assista à versão original clicando aqui –, o autor desenvolveu o trabalho inspirado no conceito de "Tema com variações".
O conteúdo abstrato do filme sugeriu uma composição que favorece a livre manipulação de seu conteúdo e forma. Se desejar assitir a um pequeno filme demonstrativo deste cd-rom, veja este vídeo:
O trabalho parte de uma provocação inicial logo na segunda tela do cd-rom:
Tradução:
-
Você acredita que existe uma relação de significado entre imagem e música ?
-
Imagem e música podem se determinar mutuamente?
-
Você acredita que seja possível alterar o significado de qualquer obra de arte audiovisual através da alteração destas relações?
-
Você gostaria de alterar e atribuir um novo significado de acordo com sua visão particular às imagens e música contidas neste cd-rom?
Depois de uma nova tela com o índice, o "explorador" terá acesso à versão original proposta pelo autor e suas possibilidades de manipulação e variação, criando novas relações entre música e imagem, a saber:
- Uma ilha de edição com a possibilidade de re-editar a forma da música em relação ao filme (em sua forma original):
Ao dar início à sessão o filme corre na parte esquerda da tela e o usuário para o filme na posição que desejar. Na parte superior existe uma régua que contém imagens do filme e também imagens icônicas que traduzem visualmente a partitura original por analogia, para que o explorador possa encontrar um trecho aproximado da música que desejar acoplar ao quadro que está parado.
A partitura foi toda fragmentada em pequenos trechos que o usuário pode acoplar livremente aos quadros parados, seguindo adiante e repetindo o processo, até definir sua versão podendo salvar até 3 novas versões de sua preferência:
Ilha de edição da Música
Tela de ajuda (disponível em todo o cd)
- Uma sessão que oferece a possibilidade de re-editar a forma do filme em relação à música (em sua forma original) arrastando módulos de imagem (da régua superior) em uma nova ordem na película vazia da parte de baixo. Ao final o "explorador" poderá salvar até 3 novas versões:
-
Uma possibilidade de edição em tempo real das imagens na medida em que a música original é tocada. O "explorador" clica em imagens da faixa condensada do filme na parte superior e o trecho correspondente é exibido imediatamente.
-
Uma partitura convencional da trilha original que acompanha a música, virando as páginas automaticamente na medida em que a música toca:
-
Uma Parpintura foi criada mesclando a versão convencional da partitura com imagens extraídas do filme. Esta Parpintura na verdade é uma outra possibilidade de interação do "explorador" na medida em que este pode improvisar uma nova forma da música executando aleatoriamente trechos da música clicando sobre a Parpintura, que brilha ao clicar e executa o trecho correspondente. Esta seria uma experiência análoga musicalmente ao processo de pintura de Jack Pollock.
-
E ainda um video-wall:
Para outras reflexões a respeito da relação Música-Imagem, clique aqui.
Observações finais:
-
Este trabalho consiste na verdade em uma provocação, e propõe uma reflexão estética a respeito das relações de significado resultantes da interação entre música e imagem.
-
A concepção, edição em Macromedia Director (incluindo a programação em Lingo) , interface gráfico e edição de áudio foram realizadas pelo próprio autor.